Terça-feira, 1 de Janeiro de 2008
Virando a página, por assim dizer

Primeiro, a mão à palmatória ou como falhei, acertando moralmente, as previsões para 2007.
Fiz, há precisamente um ano, esta aposta tripla:

Verificaram-se no mesmo dia e quem sabe se numa relação de causa-efeito, dois dos acontecimentos previstos. Dei quitação de tal acerto por mor do número das baixas associadas ser muito inferior ao predito.
Terramotos há-os todos os dias em Portugal e mar adjacente sem serem sentidos. Hoje mesmo já houve vários, um deles com magnitude superior a 4, segundo o IGN de Espanha.
Já um sismo sentido com a magnitude do de 12 de Fevereiro passado é coisa muito menos frequente. Disseram alguns que foi o maior desde 1969. Não sei se foi.
Acidentes ferroviários já são coisa rara. E com a gravidade do de 12 de Fevereiro na linha do Tua muito mais. Neste caso, à gravidade juntou-se ainda o aparato. Uma carruagem cair a um rio não sei quantas vezes terá já acontecido em Portugal, sequer se aconteceu tal.
Há, pois, uma vitória moral nessas premonições. Mas de vitórias morais...
O certo é que afirmei que haveria para aí uma centena de baixas, coisa dessa ordem. Falhei pois rotundamente.
Ora estes dois sucessos reduzem a uma insignificância, na minha bola de cristal, a probabilidade de uma aposta idêntica ter algum acerto em 2008.
Poderia apostar num desastre aeronáutico que é o que sobra da aposta feita.
A bola diz-me que não.

Farei, por ora, como um certo analista político de jornal que há uns bons anos face a um desacerto de previsões meteu a viola no saco.

Sem bola de cristal, apenas chamo a vossa atenção para o chorrilho de asneiras que vai sair da boca dos candidatos a candidatos à Casa Branca a propósito daquilo a que chamam mudanças climáticas.
O prólogo já foi farto. O que não será o acto principal.
Tinha prometido a mim próprio não me irritar tanto com as asneiras que leio e ouço este ano que entra.
Começo mal.



por MCV às 20:02
endereço | comentar

2 comentários:
De Bic Laranja a 1 de Janeiro de 2008 às 21:26
Já que mostra deixe-me quadrilhar: 1) a bandeira não é essa; é uma azul que deve ter nalgumas cabeças materializado a noção do Portugal Maiior; 2) a senha 476 era para a tesouriaria da Fazenda mas acabou por levá-la consigo por não poder esperar mais; 3) a barrica de ovos moles diz-me que é guloso, será? 4) há ali uma caneta é Bic Laranja; 5) qual é o ponto dos que apontei onde bate o sol em certas manhãs em certas alturas do ano?
---
Olhe que acertar duas em três tem o seu mérito. E não queira medir o acerto pelo tamanho da catástrofe. Fazer valer o desacerto como se fosse acerto, como vejo amiúde, é que seria condnável.
De resto chegue-lhes (aos tolos), que senão a tensão arterial sobe. E como a sua bola de cristal deve dizer, a hipertensão ainda vai ser proibida a todos nos edifícios públicos apesar da venda de sal ser legal.
Uf! Cumpts.


De MCV a 1 de Janeiro de 2008 às 22:13
Eheh!
A estrelada? Não a tenho!
Tenho aqui à direita, fora de cena, uma estrelada sim e em parte azul, mas do Cruzeiro do Sul.
Desculpe corrigi-lo, mas a senha é A76! :)
Acho que é dos SMAS, a maldita. Mas nunca se sabe.
A barrica de ovos moles é contentor apenas, de que me fiz proprietário sei lá por que carga d'água. O conteúdo morreu alhures, sem responsabilidade minha.
Sou pouco guloso. Mas como doces, vez por outra. :)
Há aqui uma Bic - laranja de facto - Soft Feel Finestyle. Não é a exacta e famosa Bic Laranja, que essa pertence estar em outra secretária.
Na direita fora de cena, está o monitor. É nele que bate o sol, ao fim da tarde, só entre equinócios, de Março a Setembro.
Olho de lince, memória d'elefante e aparo de Bic. Laranja, é claro!

Pois, aquilo era uma tripla, para acertar só uma.
Sim, é o que não falta quem adapte as previsões aos resultados.
Meu Caro Amigo, acredite, cansa-me também a irritação constante com esta gentinha.
Essa mesma que sonha com essas e outras proibições e que discorre de forma tão artística e livre sobre todas as coisas. As que a razão sabe e as que não sabe explicar.
Abraço


Comentar post

ANO XXI
. Posts recentes

16 de Março

Macron

Com um único círculo naci...

Em termos formais*

Discordância

Lisboa, 2024

Sem (mais) legendas

C.I.A.O.

Mar Menor, 2022

Mar Menor, 2022

. Arquivos
. Links