Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009
Enfermaria

Ainda não percebi bem a coisa – os enfermeiros querem ser pagos como os médicos, porque ambos são agora licenciados e não querem ser licenciados de segunda?
Levando a coisa ao absurdo, um curso superior (uma licenciatura, seja) de batedor e corredor de cães de caça* obtido sei lá onde, tem o mesmo valor intrínseco e social do que, por exemplo, uma em engenharia civil conferida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto?
Parece-me que nos encaminhamos a passos largos para uma resposta afirmativa à minha segunda interrogação, em nome de uma espécie de igualdade cuja raiz e justificação me escapa completamente.
Enquanto não chegamos lá, temos também por exemplo esta leitura.
Ou então descobrimos finalmente que há doping no ciclismo. E que nunca houve outros casos com certos atletas.


* especialidade militar constante da imaginação de um velho amigo.



por MCV às 18:53
endereço | comentar

8 comentários:
De agenor a 18 de Setembro de 2009 às 20:42
Julgo que o problema não se coloca nos termos que refere. Os enfermeiros querem ser remunerados em condições idênticas aos outros licenciados que trabalham na função pública porque o Estado ainda paga como pagava nos tempos em que um enfermeiro podia ter como habilitação a 4.ª classe...


De MCV a 18 de Setembro de 2009 às 21:37
Diga-me onde me enganei.
Cumprimentos


De agenor a 19 de Setembro de 2009 às 02:47
Não se trata de querer ser pago como os médicos, trata-se de reconhecer que as habilitações são bastante superiores à 4.ª classe. O problema, aliás, não é novo. Já se colocou, por exemplo, em relação aos professores primários.
Depois, a comparação entre «batedor e corredor de cães de caça» e um enfermeiro parece-me francamente infeliz. Quem, como eu, passou 10 anos em hospitais por causa de um doente crónico, várias vezes internado, por longos períodos de tempo, sabe isso muito bem.


De MCV a 19 de Setembro de 2009 às 05:16
As habilitações exigidas serão em muito superiores à 4ª classe, como de resto já eram (há quantas décadas?), mesmo antes da licenciatura. Não ponho isso em questão.
Pergunto-me se querem (os que se manifestaram - não o escrevi antes, escrevo-o agora) ser pagos como médicos - não o afirmo - uma vez que nos seus cartazes referem que não querem ser licenciados de segunda e que ouvi alguns dizerem que querem ser equiparados a outros técnicos superiores.
Querendo ser equiparados a médicos - se fôr o caso, por isso pus a pergunta - julgo que seria necessário que lhes fossem atribuídas as mesmas responsabilidades e competências. Não me parece que seja possível nem que faça sentido.

Se comparei o «batedor e corredor de cães de caça» com alguma outra profissão foi com o engenheiro civil U.P. e não com o enfermeiro.
E disse que era por absurdo. Para mostrar que há diferenças óbvias entre a preparação e competência necessárias para se ser engenheiro por uma prestigiada faculdade e as que serão requeridas para se obter uma qualquer obscura licenciatura que esteja ao alcance de qualquer um que tenha dinheiro para a pagar.

Em lado nenhum menosprezei a profissão ou os seus elementos, o que seria estulto da minha parte.
O que me parece disparatado é que médicos e enfermeiros estejam profissionalmente no mesmo patamar. Só isso.

Cumprimentos


De agenor a 19 de Setembro de 2009 às 18:00
Da sua resposta concluo que, no essencial, estamos de acordo: é evidente que a preparação de um enfermeiro e o investimento necessário para obter essa preparação não são equivalentes à preparação e ao investimento necessários para se ser médico, e nessa medida concordo que o estatuto não pode ser igual. Creio, todavia, que os enfermeiros que se manifestaram não querem a equiparação do seu estatuto ao dos médicos, mas antes ao de outras profissões, cujas licenciaturas estão ao mesmo nível, em termos de preparação, melhor remuneradas na função pública, designadamente os professores.

No que respeita à proliferação de licenciaturas e universidades também concordo que há um desatino generalizado nesta matéria e não precisamos sequer comparar um batedor e corredor de cães de caça com um engenheiro civil do IST ou da UP. Basta comparar um engenheiro destas universidades com um que se tenha licenciado num obscuro pólo de uma universidade privada instalado numa qualquer cidade de província...

Obrigado por ter esclarecido a sua ideia. Cumprimentos.


De MCV a 19 de Setembro de 2009 às 23:58
È sempre agradável discordar com elevação.
E chegar a concordar.
Cumprimentos


De O Sinaleiro a 20 de Setembro de 2009 às 00:19
Caro MCV, andava eu a fazer umas pesquisas na net quando deparei com o seu muito interessante blog, que fala algumas vezes de estradas, do plano rodoviário de 1945 e, surpresa das surpresas, mostra uma colecção de marcos miriamétricos e quilométricos muito interessante. Eu próprio tenho algum interesse neste assunto (afinal há mais "maluquinhos" que ligam àquelas verdadeiras obras de arte que estão nas bordas das estradas) e tenho tirado algumas fotos de marcos km em estradas pelas quais vou passando e passeando. Se tiver interesse poderei emprestar algumas fotos de marcos das estradas que lhe faltam na sua colecção de cromos. Se quiser diga-me alguma coisa por mail, que eu teria muito gosto em colaborar.

Os melhores cumprimentos

LPS


De MCV a 20 de Setembro de 2009 às 00:43
Caro Senhor:
É sempre grato encontrarmos aqueles que partilham certas "maluquices" connosco.
Se quiser ter a amabilidade de contribuir para a caderneta dos cromos, desde já lhe agradeço.
Pode contactar-me pelo endereço h.gasolim.ultramarino@gmail.com
Cumprimentos
(não descobri o seu mail)


Comentar post

ANO XXI
. Posts recentes

Notícias do manicómio

Pontes

Grandes momentos

Tendências

Lisboa, 2021

Emigração versus imigraçã...

Em termos formais (parte ...

Contagem

Portugal, 2021

16 de Março

. Arquivos
. Links