Quinta-feira, 6 de Março de 2025
A funda de David

O dito rearmamento da tíbia Europa servirá de muito pouco se se basear em material tradicional: canhões, mísseis, drones, carros de combate, etc.
A única forma da Europa desencorajar um ataque às suas fronteiras é com armas de destruição maciça. Sejam elas as já conhecidas, aprovadas ou não pelo Direito Internacional, ou outras que ainda não se conhecem, estejam ou não em fase de desenvolvimento.
O resto é mero negócio das indústrias do armamento sem resultado algum.
E há ainda que considerar se é viável uma defesa concertada da Europa como a Nato parecia proporcionar ou se tal não passa de uma ilusão, deixando a cada qual a sua defesa.

adenda: É curioso ver o Sr. Macron, o tal que dizia que a força não servia para grande coisa, tornar-se uma espécie de arauto desta opção.



por MCV às 09:35
endereço | comentar

2 comentários:
De O apartidário a 6 de Março de 2025 às 10:20
O sr Macron (e outros liricos desgovernantes europeus) devia era defender a segurança dentro de portas para começar.


De MCV a 6 de Março de 2025 às 11:09
Sim, essa vertente está completamente descuidada.
Parece haver sinais de que estão afinal a abrir os olhos.
Há um problema: a defesa interna compete a cada um mas está minada pela inexistência de fronteiras.


Comentar post

ANO XXIII


. Posts recentes

Atraso

Investigação

Exponencial

São Pedro da Marateca, 20...

Onde chove e onde não cho...

Trovão

Ainda a memória

E.N. 247, 2005

Auxiliares de memória

Onde chove e onde não cho...

. Arquivos
. Links