Terça-feira, 20 de Maio de 2025
Esquerda e Direita
A direita elitista travestida de esquerda que, mercê do apartheid onde se refugia, ignora a realidade nua e crua e promete fofura, moleza, tolerância, inclusão, paz e amor para todos e todas, como gosta de dizer, sofreu um grave revés. Aplica-se isto sobretudo ao PS e ao Bloco de Esquerda onde pontuam supostas intelectualidades, supostas superioridades intelectuais, mentes únicas capazes de abarcar, contemplar e construir os fabulosos mundos utópicos, despidos de toda a complexidade humana. Afunda-se de corpo inteiro esta direita na mesma proporção com que enterra a cabeça na areia e se dedica a causas aberrantes e inframinoritárias que ficam bem nos salões que frequenta.
Não fazem um.
Se há um ano todos juntos, os líderes dos principais partidos, não faziam um, um ano volvido razão não haveria nem há para desmentir tal asserção.
É um deserto que se avista bem de longe.
Boa tarde, Manuel
Há muitos anos que eu, e alguns poucos amigos, dizemos que o PS, de ideologia de esquerda nada tinham.
Quando muito era social-democrata, pouco social e muito alinhados e próximos paralelo, como a A29 e a A1 que saindo ambas do Porto vão ter a uns 250m uma da outra em Estarreja,
com o PSD/CDS, hoje AD..
Foi este paralelismo, que começou no 25 de Abril de 1976 se veio aproximando, quase se sobrepondo, que levou os Cidadãos a dizerem "são todos iguais" e a deixarem de ser eleitores.
E aqueles dois alternaram-se na governação, até que uns ressabiados do PSD/CDS, fundam o CHEGA, e outros o IL,
cujo discurso, como não poderia deixar de se é contestar a Democracia como "governos de esquerda".
Quem não viveu os 48 anos de Salazarismo, quem nunca foi educado e informado para a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade, ( e a responsabilidade cabe a nós todos que sabemos o foi a ditadura do Estado Novo, que nos acomodamos ao "25 de Abril, sempre. Fascismo nunca mais." e isto foi muito pouco, ou talvez nada.
Estes partidos que nos governaram, mais os partidos que formaram o BE, mais a comunicação social (maioria de jornalistas, comentadores e analistas) estavam unidos por uma linha invisível que era denegrir a outra esquerda que não era social-democrata.
Mentiram, confundiram manipularam as posições da Esquerda que apenas ajudou a governar entre o 25 de Abril de 1974 a 25 de Abril de 1976, sendo que começaram a ser atacados e vilipendiados desde o 25 de Abril de 1975, culminando no "comício da Fonte Luminosa" tendo à sua frente Mário Soares e o seu PS e atrás dele o PPD, o CDS, o PDC, os Spinolistas, ex-PIDES, Bombistas" todos unidos para impedir um passo em frente, que poderia não ter dado em nada (e nunca saberemos se resultaria), porém, o que sabemos é que resultou num neossalazarismo, corporizado pelo CHEGA e por outros que ainda não tiveram a coragem de mostrarem o que verdadeiramente são.
É assim que vejo a situação a que chegamos.
Preparemo-nos para voltar à Clandestinidade se queremos impedir que ele, o Salazarismo, volte em força.
Uma boa semana,
Zé Onofre
Comentar post